O QUE É UMA OBRA DE QUASE ARTE

Não há um conceito universal sobre o que é e o que não é uma obra arte.

Há várias teorias sobre o assunto e, para nós, a arte em si não existe.

Particularmente, acreditamos que o que existe é uma "fala autorizada", digamos assim, que converte as coisas em obras de arte.

Por si só, o simples fato de alguém produzir algo artístico não significa, em hipótese alguma, que esse alguém tenha produzido uma obra da arte.

Pode se tratar do Picasso, do Van Gogh ou seja lá do imortal que for, por si só, nada do que essa gente produziu era uma obra de arte antes de alguém reconhecer a coisa como tal.

Sem essa fala autorizada não há arte, e é precisamente isso que faz com que um penico furado qualquer acabe se transformando em obra de arte, com direito a ser exposto em galerias e museus importantes.

Qualquer chaveirinho vira obra de arte num super museu londrino se alguma “fala autorizada” afirmar que a tal insignificância é uma obra arte.

Ao contrário do que a maioria imagina, não existe obra de arte em si mesma, mas sim falas autorizadas capazes de converter qualquer coisa em obra de arte.

Conclusão:

Uma obra de quase arte é uma produção artística sobre a qual ainda não incidiu uma fala autorizada, de modo a convertê-la definitivamente em obra de arte.

Obras de quase arte, portanto, são obras de arte em potencial, cujos preços são bastante acessíveis, e nas quais vale à pena investir.